


Prefiro os eixos cardãs (odeio parar de 15 em 15 minutos numa viagem para lubrificar corrente) e as semicarenadas.
Partindo deste princípio não foi difícil ficar convencido (a la Lula) de que a união perfeita desdes dois atributos, pelo menos pra mim :), the ultimete drive machine, over two wheels, indeed, é este modelo da marca alemã - K 1200 R Sport.
A série K das motocicletas alemãs BMW é caracterizada pela motorização de quatro cilindros em linha, em vez dos tradicionais dois cilindros boxer. De forma pouco ortodoxa, o motor ficava ‘deitado’. Se era estranho, por outro lado, rebaixava bastante o centro de gravidade, melhorando a estabilidade. Sobretudo em baixas velocidades, quando o equilíbrio era mais exigido. Em 2004, a marca surpreende o mundo e lança um espetacular motor de quatro cilindros em linha, de 1.157 cm³ e 163 cv, que fica inclinado a 55 graus e dá forma a uma nova geração de motos da série K. Primeiro foi a K 1200 S, uma esportiva que assombrou o mercado ao reunir desempenho das motos superesportivas e conforto. Um artigo raro neste tipo de moto. Logo depois, veio o modelo K 1200 R, com filosofia oposta. O mesmo conjunto mecânico da irmã, mas completamente nua. O resultado foi um visual surpreendente, que rapidamente conquistou os street fighters. Por último foi o lançamento desde modelo, meio termo entre a radical e nervosa Naked e a bella carenada, a K1200 R Sport , com um,a semicaranagem, ideal para pequenas viagens, de preferência acompanhado.E olhe que estes não são os unicos atributos dessa moça alemã. Ela ainda possui monobraço na suspensão traseira, um detalhe interessante; além de mimos tais como ABS, manolas aquecidas, etc.
Criada para ser uma obra prima da engenharia, oferecendo através da perfeita combinação entre tecnologia, performance e design uma fantástica pilotagem. O que se transformou em um desafio para qualquer motociclista. Basta uma leve virada no acelerador e o novo motor tetracilíndrico de 167 hp catapulta a BMW K 1200R S para a ponta. Seu torque de 130 Nm permite a moto fazer de 0–100 km/h em 2.8 s. Sendo o motor de 1200 cc mais compacto do mercado e posicionado transversalmente a 55º, oferece um baixíssimo centro de gravidade e design excelente. E com o novo câmbio de 6 marchas as trocas são precisas, curtas e silenciosas. Dotada de inúmeras inovações tecnológicas para oferecer o máximo de prazer ao pilotar e em segurança, a suspensão dianteira BMW Motorrad Duolever e a suspensão traseira BMW Motorrad EVO Paralever, que podem ser eletronicamente ajustáveis, através de um simples toque de botão. O equipamento responsável por esta inovação é o ESA (Eletronic Suspension Adjustment), que é oferecido como opcional, permite o ajuste do amortecimento das suspensões em movimento e da pré-carga da mola quando a moto está parada.
Motor
Tipo: Tetracilíndrico em linha - 4T - 16 V
Cilindradas: 1.157 cc
Potência: 167 hp - 10.250 rpm
Torque: 130 Nm - 8.250 rpm
Taxa de compressão: 13:1
Refrigeração: Água
Alimentação: Injeção eletrônica BMS-K com sensor de detonação
Controle de emissões: Catalisador de três vias
Limite de ruído na condição parado dB(A):94
Desempenho / Consumo
Velocidade máxima: >200 km/h
Consumo a velocidade constante de 90 km/h: 21,3 km/l
Consumo a velocidade constante de 120 km/h: 18,2 km/l
Volume do tanque: 19 l
Reserva: aprox. 4 l
Velocidade máxima: >200 km/h
Consumo a velocidade constante de 90 km/h: 21,3 km/l
Consumo a velocidade constante de 120 km/h: 18,2 km/l
Volume do tanque: 19 l
Reserva: aprox. 4 l
Sistema elétrico
Alternador: 580 w trifásico
Bateria: 12 v / 14 Ah
Alternador: 580 w trifásico
Bateria: 12 v / 14 Ah
Transmissão
Embreagem: Multidisco banhado à óleo
Câmbio: 6 marchas
Transmissão: Cardã
Embreagem: Multidisco banhado à óleo
Câmbio: 6 marchas
Transmissão: Cardã
Chassis e Freios
Quadro: Alumínio com motor autoportante
Suspensão Dianteira: BMW Motorrad Duolever, amortecedor central, amortecimento regulado eletronicamente com o equipamento opcional ESA
Suspensão Traseira: Monobraço de alumínio com BMW Motorrad Paralever, amortecedor central, ajuste manual da pré-carga da mola ou eletrônico através do equipamento opcional ESA, amortecimento regulado eletronicamente com o equipamento opcional ESA
Curso da suspensão dianteira: 115 mm
Curso da suspensão traseira: 135 mm
Entreeixos: 1.571 mm
Cáster: 112 mm
Ângulo do cáster: 61º
Rodas: Alumínio - Aro 17
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17
Pneu traseiro: 190/50 ZR 17
Freio dianteiro: 320 mm Duplo - Sistema EVO
Freio traseiro: 265 mm Simples
ABS
BMW Motorrad ABS integral parcial
Quadro: Alumínio com motor autoportante
Suspensão Dianteira: BMW Motorrad Duolever, amortecedor central, amortecimento regulado eletronicamente com o equipamento opcional ESA
Suspensão Traseira: Monobraço de alumínio com BMW Motorrad Paralever, amortecedor central, ajuste manual da pré-carga da mola ou eletrônico através do equipamento opcional ESA, amortecimento regulado eletronicamente com o equipamento opcional ESA
Curso da suspensão dianteira: 115 mm
Curso da suspensão traseira: 135 mm
Entreeixos: 1.571 mm
Cáster: 112 mm
Ângulo do cáster: 61º
Rodas: Alumínio - Aro 17
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17
Pneu traseiro: 190/50 ZR 17
Freio dianteiro: 320 mm Duplo - Sistema EVO
Freio traseiro: 265 mm Simples
ABS
BMW Motorrad ABS integral parcial
Dimensões e pesos
Comprimento: 2.182 mm
Largura (Incl. espelhos): 905 mm
Altura (sem espelhos): 1.211 mm
Altura do Banco: 790 mm
Peso Seco: 226,5 kg
Peso Abastecida: 248 kg
Comprimento: 2.182 mm
Largura (Incl. espelhos): 905 mm
Altura (sem espelhos): 1.211 mm
Altura do Banco: 790 mm
Peso Seco: 226,5 kg
Peso Abastecida: 248 kg
Nenhum comentário:
Postar um comentário