terça-feira, 29 de janeiro de 2008

BMW K1200R Sport - Only the strong survive on the streets




Nem nua nem vestida, perfeita


Eixo cardã - pra quem não quer sujar as mãos de graxa - especialidade da cassa



Prefiro os eixos cardãs (odeio parar de 15 em 15 minutos numa viagem para lubrificar corrente) e as semicarenadas.

Partindo deste princípio não foi difícil ficar convencido (a la Lula) de que a união perfeita desdes dois atributos, pelo menos pra mim :), the ultimete drive machine, over two wheels, indeed, é este modelo da marca alemã - K 1200 R Sport.
A série K das motocicletas alemãs BMW é caracterizada pela motorização de quatro cilindros em linha, em vez dos tradicionais dois cilindros boxer. De forma pouco ortodoxa, o motor ficava ‘deitado’. Se era estranho, por outro lado, rebaixava bastante o centro de gravidade, melhorando a estabilidade. Sobretudo em baixas velocidades, quando o equilíbrio era mais exigido. Em 2004, a marca surpreende o mundo e lança um espetacular motor de quatro cilindros em linha, de 1.157 cm³ e 163 cv, que fica inclinado a 55 graus e dá forma a uma nova geração de motos da série K. Primeiro foi a K 1200 S, uma esportiva que assombrou o mercado ao reunir desempenho das motos superesportivas e conforto. Um artigo raro neste tipo de moto. Logo depois, veio o modelo K 1200 R, com filosofia oposta. O mesmo conjunto mecânico da irmã, mas completamente nua. O resultado foi um visual surpreendente, que rapidamente conquistou os street fighters. Por último foi o lançamento desde modelo, meio termo entre a radical e nervosa Naked e a bella carenada, a K1200 R Sport , com um,a semicaranagem, ideal para pequenas viagens, de preferência acompanhado.


E olhe que estes não são os unicos atributos dessa moça alemã. Ela ainda possui monobraço na suspensão traseira, um detalhe interessante; além de mimos tais como ABS, manolas aquecidas, etc.

Criada para ser uma obra prima da engenharia, oferecendo através da perfeita combinação entre tecnologia, performance e design uma fantástica pilotagem. O que se transformou em um desafio para qualquer motociclista. Basta uma leve virada no acelerador e o novo motor tetracilíndrico de 167 hp catapulta a BMW K 1200R S para a ponta. Seu torque de 130 Nm permite a moto fazer de 0–100 km/h em 2.8 s. Sendo o motor de 1200 cc mais compacto do mercado e posicionado transversalmente a 55º, oferece um baixíssimo centro de gravidade e design excelente. E com o novo câmbio de 6 marchas as trocas são precisas, curtas e silenciosas. Dotada de inúmeras inovações tecnológicas para oferecer o máximo de prazer ao pilotar e em segurança, a suspensão dianteira BMW Motorrad Duolever e a suspensão traseira BMW Motorrad EVO Paralever, que podem ser eletronicamente ajustáveis, através de um simples toque de botão. O equipamento responsável por esta inovação é o ESA (Eletronic Suspension Adjustment), que é oferecido como opcional, permite o ajuste do amortecimento das suspensões em movimento e da pré-carga da mola quando a moto está parada.


Motor
Tipo: Tetracilíndrico em linha - 4T - 16 V
Cilindradas: 1.157 cc
Potência: 167 hp - 10.250 rpm
Torque: 130 Nm - 8.250 rpm
Taxa de compressão: 13:1
Refrigeração: Água
Alimentação: Injeção eletrônica BMS-K com sensor de detonação
Controle de emissões: Catalisador de três vias
Limite de ruído na condição parado dB(A):94
Desempenho / Consumo
Velocidade máxima: >200 km/h
Consumo a velocidade constante de 90 km/h: 21,3 km/l
Consumo a velocidade constante de 120 km/h: 18,2 km/l
Volume do tanque: 19 l
Reserva: aprox. 4 l
Sistema elétrico
Alternador: 580 w trifásico
Bateria: 12 v / 14 Ah
Transmissão
Embreagem: Multidisco banhado à óleo
Câmbio: 6 marchas
Transmissão: Cardã
Chassis e Freios
Quadro: Alumínio com motor autoportante
Suspensão Dianteira: BMW Motorrad Duolever, amortecedor central, amortecimento regulado eletronicamente com o equipamento opcional ESA
Suspensão Traseira: Monobraço de alumínio com BMW Motorrad Paralever, amortecedor central, ajuste manual da pré-carga da mola ou eletrônico através do equipamento opcional ESA, amortecimento regulado eletronicamente com o equipamento opcional ESA
Curso da suspensão dianteira: 115 mm
Curso da suspensão traseira: 135 mm
Entreeixos: 1.571 mm
Cáster: 112 mm
Ângulo do cáster: 61º
Rodas: Alumínio - Aro 17
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17
Pneu traseiro: 190/50 ZR 17
Freio dianteiro: 320 mm Duplo - Sistema EVO
Freio traseiro: 265 mm Simples
ABS
BMW Motorrad ABS integral parcial
Dimensões e pesos
Comprimento: 2.182 mm
Largura (Incl. espelhos): 905 mm
Altura (sem espelhos): 1.211 mm
Altura do Banco: 790 mm
Peso Seco: 226,5 kg
Peso Abastecida: 248 kg

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