
Bem pessoal, como vocês já viram, esse blog tem vários tipos de postagens, de cunho cultural, jornalístico, mototurístico local/interestadual, etc. Esse vai num formato diferente, apesar do título ser teste, ele representa mais minha experiência pessoal e parcial com minha primeira moto, uma Yamaha Virago 535 - apelidada de a Doida Demias (acho que depois da La poderosa todo mundo apelida moto). Esse apelido vem por dois motivos, primeiro que eu acho que ela tem um jeito de Vera Fischer (com seu assento pretão), segundo porque num dia de chuva, após passar por cima da famigerada faixa branca ela rabeou tanto e doidamente que me presenteou com a minha primeira queda.
Bem, a virago é uma moto tipo cruiser, estradeira, de média cilindrada, com motor de dois cilindros em V, quatro tempos, 535cc, com comando simples, duas válvulas por cilindro e refrigeração a ar (única entre as custom japonesas). Esse motorzinha esquenta pra caramba, que se pra uns é um defeito, eu particularmente gosto.
Suas principais características são possuir um indispensável eixo cardã, ter bom torque e um acabamento impecável. Um detalhe interessante é a sinaleira, que se desliga automaticamente após 20 segundos de funcionamento, além do sistema de desligamento automático do motor com o descanso abaixado. A Yamaha ainda colocava de série um sissy bar muito útil. Seus defeitos (além da selva amazônica...............), inteiramente desculpáveis, são o consumo, entre 15-20km/l, e o conforto (ou deconforto), pro garupa.
Tem bons freios, boa caixa de marcha, baixo centro de graidade, que ajuda na estabilidade. Seus equipamentos são contidos, não tem conta-giro, apenas velocímetro, nem marcador de combustível. Porém a reserva é acionada apenas por um botão no punho direito.
Concluindo, vale cada centavo que se paga por ela, e ainda é possivel encontrar muitas muito bem conservadas andando por aí. Perfeita como primeira moto, ou pra velha guarda que deseja voltar a ativa (meu pai jura que já é dele!). Aproveitem!
Yamaha Virago 535
Ficha Técnica
DIMENSÕES /CAPACIDADES
Tanque de combustível 13,5 litros
Comprimento 2.285 mm
Largura 1.070 mm
Altura 1.095 mm
Distância entre eixos 1.520 mm
Altura do assento 720 mm
Distância mínima do solo n.d.
Peso seco 182 kg
CHASSI
Tipo Monotrave de berço aberto
Suspensão dianteira/curso/diâmetro garfo telescópico/150 mm/36 mm
Suspensão traseira/curso duplo amortecedor/85mm
Freio dianteiro/diâmetro A disco, com acionamento hidráulico, cáliper / 264 mm
Freio traseiro/diâmetro A tambor, 200 mm
Pneu dianteiro 3.00x18
Pneu traseiro 140/90x15
Cáster/trail 31,5°/125 mm
MOTOR
Tipo OHC, 4 tempos, arrefecido a ar, 2 cilindros em V a 70°, com 2 válvulas por cilindro; 76 x 59 mm
Cilindrada 535 cm3
Alimentação/diâmetro de venturi 2 carburadores Mikuni 80S/ 34 mm
Potência máxima 46,2 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 4,8 kgf.m a 6.000 rpm
Taxa de compressão 9:1
Transmissão final/câmbio/embreagem eixo cardã/5 marchas/multidisco em banho de óleo
Sistema de partida elétrica
Relação final 3,071:1
Tipo Monotrave de berço aberto
Suspensão dianteira/curso/diâmetro garfo telescópico/150 mm/36 mm
Suspensão traseira/curso duplo amortecedor/85mm
Freio dianteiro/diâmetro A disco, com acionamento hidráulico, cáliper / 264 mm
Freio traseiro/diâmetro A tambor, 200 mm
Pneu dianteiro 3.00x18
Pneu traseiro 140/90x15
Cáster/trail 31,5°/125 mm
MOTOR
Tipo OHC, 4 tempos, arrefecido a ar, 2 cilindros em V a 70°, com 2 válvulas por cilindro; 76 x 59 mm
Cilindrada 535 cm3
Alimentação/diâmetro de venturi 2 carburadores Mikuni 80S/ 34 mm
Potência máxima 46,2 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 4,8 kgf.m a 6.000 rpm
Taxa de compressão 9:1
Transmissão final/câmbio/embreagem eixo cardã/5 marchas/multidisco em banho de óleo
Sistema de partida elétrica
Relação final 3,071:1
Um abraço
Gumercindo Rolim
2 comentários:
E aí Gumercindo, demorei mas vim te visitar!
Tava vendo as postagens da tua viagem a Brasilia. Se minha motoquinha não fosse tão pequenininha, era bem capaz de eu ir contigo ao Peru.
Lindas fotos!
Beijinhos
Andréa
Alguém sabe de disco de freio dianteiro que serve na virago 535?
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