
Como o título do post já diz , a XT 660 R, pode ser defida como a moto-trator, pelo menos vibra mais que um brutamonte desses. Porém ela podia ter outros apelidos, tais como moto topa tudo e moto frankstein, apelido esta referente ao fato dela ser feita de diversas peças fabricados por fabricantes totalmente diferente da Yamaha, a suspensão é Paioli, o radiador KTM, o motor é monocilíndrico feito pela Minarelli na Itália, os freios são da Brembo, discos da os aros.....etc.......
Antes de comprar essa mid trail da Yamaha, li por inteiro vários fóruns na internet, sendo o mais postado deles o forum XT, de forma que entre pró e contras acabei por torrar o meu suado metal nessa negona. Ela é uma moto que desperta muita coisa, desde opiniões, paixões e detratores de todos os tipos. Ela é quase como o ame-a ou a odeie. Rotineiramente ela costuma ser comparada a Honda Falcon, outras vezes já foi feito teste comparativos com a Honda Hornet . Comparações injustas, pois apesar dela andar bem mais que uma 400cc, ela custa quase o dobro (!), e se for comparar com as 600 4 cilidros que tem por ai , ela perde feio.
Vamos as imprressões:
1. Motor - motor de exatos 659 cm3 tem comando simples no cabeçote, com 4 válvulas, muito compacto e potência declarada de 48 cv a 6.000 rpm. O torque máximo é impressionante, com 5,95 kgf.m a 5.250 rpm. Vibra muito, mesmo para um mono cilíndrico, se comparado a falcon, ela chega a imcomodar, principlamente após 120-130 km;h. Porém é muito econômico. Outro ponto positivo é a injeção eletrônica que pode ser regulada no painel.
2. Painel - Totalmente digital, não tem conta-giros. Na XT 660 o painel não conta com shift-light, mais um led para indicar o funcionamento da injeção. No visor de cristal líquido estão o velocímetro digital, hodômetros total e parciais e até um fuel-trip, que é acionado quando a gasolina entra na reserva, marcando quantos quilômetros está rodando nesta condição, ou seja é um mRCADOR INDIRETO DE COMBUSTÍVEL. Todo este painel tem iluminação inteligente que clareia ou escurece de acordo com a luminosidade externa. Ah, e ainda tem um relógio.
3. Freios - da marca brembo, são razoáveis. podiam ser duplo na dianteira.
4. Tanque - minúsculo para uma moto que pretende pegar estrada, podia ser maior, inclusive na nova Tenere eles aumentara de 15 para 22 litros (pra mim o ideal)
5. Consumo - muito bom, média de 20-22 km por litro.
6. Conforto - na média. O banco podia ser melhor, em dois níveis
7. Pontos negativos - autonomia baixa, escapes desprotegidos, obrigando colocar um protetor, vibração além do aceitável, altura, e preço
8. Pontos positivos - retomada, robustez, beleza, injeção eletrônica.
Em 23.06.2008
Primeira Revisão: 1000km
Apenas Óleo e filtro de óleo
Valor: 80 reais
Concessionario: bom atendimento mais entregaram a moto sem lavar, ou muito suja ainda.
Média de consumo 20km por litro
A História: O nome XT, pelo que pude pesquisar na internet, se refere a "X" - de cross e "T" de trail - não, não é de Tzão mesmo não!! :). Então seu nome já evidencia seu pedigree de uma moto trail, ou seja , estradeira com características off-road, ou seja, igual a mim, topa tudo, HE HE Seu lançamento remete ainda ao 21º Tokyo Motor show em 1975, quando a Yamaha lançõu a XT 500, como continuação de uma série de lançamentos iniciados com a DT em 1968. Foi o primeiro moncilíndrico com 4 válvulas da Yamaha, num tempo onde os bicilíndricos reinavam, pois eram considerados rudes, com muita vibração, desconfortáveis portanto. O projeto foi iniciado com o propósito de ser leve, compacto e altamente durável e por que não, bonito. o chassis foi desenhado para poder suportar tanto as vibrações do motor quanto a sobrecarda off-road que a característica da moto demandava. Era a filosofia um yen, uma grama, melhor dizendo, valia cada centavo.Nascia então uma moto bem leve, que já nos dois primeiros Paris-Dakar ganhou os dois primeiros lugares, em 1979, nascia o mito a Yamaha Ténéré . Só em 1988 a Yamaha XT500 se transformou em XT600 Tenere. A XT 660 R A XT 660R inaugurou a injeção eletrônica em motos nacionais e trouxe tecnologia para as motos de uso misto. Suas principais características são: motor de 660cc, um cilindro, quatro válvulas (SOHC), refrigerado a líquido, que desenvolve 48 cv a 6.000 rpm. É um motor vigoroso, de respostas rápidas desde as mais baixas rotações e um tanto “áspero”, que emite boa dose de vibração, sobretudo na descida de giro. Tem um torque estrondoso, comparada por muitos a um trator. As suspensões da XT 660 são extremamente macias e competentes. seus freis são a disco da prestigioada marca italana Brembo, bem como os seus aros são de alumínio, também italiano (acho que por isso de seu preço um pouco salgado). aliás, esses pra mim, são seus dois pontos negativos, o preço, em torno de 25.000 reais e sua autonomia.
Características técnicas:
Comprimento total: 2.240 mm
Largura total: 845 mm
Altura total: 1.230 mm
Altura do assento: 865 mm
Distância entre eixos: 1.505 mm
Altura mínima do solo: 210 mm
Peso seco: 165 Kg
Raio mínimo de giro: 2,40 m
Motor: 4 tempos, SOHC, refrigeração líquida, 4 válvulas
Quantidade de cilindros: 1 cilindro
Cilindrada usual : 660 cc
Diâmetro x curso: 100,0 x 84,0 mm
Taxa de compressão: 10,0:1
Potência máxima: 48 cv a 6.000 rpm
Torque máximo: 5,95 kgf.m a 5.250 RPM
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de lubrificação: Cárter seco
Capacidade do óleo do motor: 2,90 litro
Capacidade do tanque de combustível (reserva): 15 litros
Alimentação: Injeção Eletrônica
Sistema de ignição: ECU Bateria: 12 V x 8 Ah, selada
Transmissão primária: Engrenagens
Transmissão secundária: Corrente
Embreagem: Multidisco banhado a óleo
Câmbio: 5 velocidades, engrenamento constante
Quadro: Diamond
Ângulo de cáster: 27,25º Trail: 107 mm
Pneu dianteiro: 90/90-21 M/C 54 S
Pneu traseiro: 130/80-17 M/C 65 S
Freio dianteiro: Disco tipo flutuante de 298 mm de diâmetro, acionamento hidráulico.
Freio traseiro: Disco de 245 mm de diâmetro, acionamento hidráulico.
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, mola e óleo.
Suspensão traseira: Braço oscilante, monocross
Curso da suspensão dianteira: 225 mm
Curso da suspensão traseira: 200 mm
Painel de Instrumentos: Velocímetro, hodômetro total, hodômetro parcial e relógio; indicador de: sistema de imobilização, temperatura do motor, nível de combustível baixo, farol alto, pisca, pisca alerta, neutro.
Cores: Azul e preta
Um comentário:
Meu colega e admirador de motos, ve nho por meio dessas imagens, te falar que brevemente iniciarei uma viagem dos meus sonhos, gostaria de seus contato pois moro atualmente em sta barbara d oeste sp, a partir daqui vou iniciar viagem,passo em algumas cidades do estado de sp e subo para belem onde vou acertar um trampo. A partir de belem, tenho como destino natal[rn] mas propriamente na pipa onde tenho parentes . como e caminho fortaleza gostaria de manter contato quando estiver proximo da sua cidade ... celso cardoso junior sta barb. d oeste sp
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