quinta-feira, 12 de junho de 2008

VMax 2009 - A lenda continua

Maxima
Painel com shift light
Escapamento de titânio
Painel oled no tanque
Lendária
VMax - 200 cv
A nova VMAX vem equipada com um novo motor de 1679cc a 4 tempos, refrigeração liquida, V4 DOHC 65º, proporcionando uma experiência explosiva em aceleração.

Com um diâmetro x curso de 90 x 66mm e com uma taxa de compressão de 11.3:1, o novo e intimidante visual liberta 200 cv de potência às 9000 rpm, em conjunto com o impressionante binário de 166.8 Nm às 6500 rpm.

O totalmente novo motor da VMAX beneficia da aplicação da mais avançada tecnologia Yamaha ao nível do motor vista nesta categoria.

(*Aviso: A VMAX tem a velocidade máxima regulamentada a 220km/h, por um sistema inteligente, ainda assim permite rodar em máxima aceleração durante 400m)

A tecnologia Yamaha's G.E.N.I.C.H.* - siglas para Genesis Eletronic Engeneering Aimed at New Innovative Control Technology Based on Human Sensibilities, engenharia eletrônica Genesis baseada em inovadores controles de tecnologia baseados na sensibilidade humana. A nova VMAX beneficia desta avançada tecnologia Yamaha G.E.N.I.C.H, com características como o sistema YCC-I (Yamaha Chip Controlled Intake) e o YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle) que são factores chave no aproveitamento da potência. (* G.E.N.I.C.H. [Jenik] stands for Genesis in Electronic engineering aimed at New, Innovative Control technology based on Human sensibilities.)

Câmara de combustão compacta

Para se encontrar um rápido e eficiente processo de combustão que desse ao novo motor da VMAX todo o potencial da sua performance, os nossos engenheiros conceberam uma nova câmara de combustão de 4 válvulas. Para o novo motor de grande cilindrada, 1.679cc., com um enorme diâmetro 90mm por cilindro, esta nova e eficiente câmara de combustão compacta e o seu desenho facilitaram a aplicação de uma nova e engenhosa árvore de cames

Velas em Iridium

Em conjunto com todos os avanços tecnológicos que presenciamos, a nova VMAX vem equipada com velas de ignição em Iridium. Este tipo de velas é usado na maioria das motos de alta performnce, e foram concebidas para garantir uma combustão extremamente eficiente em qualquer velocidade.

Motor inclinado a 65º com câmara de combustão central

Um dos grandes argumentos da nova VMAX é o de ter um motor de grande cilindrada tão compacto quanto possível. Foi adoptada a inclinação de 65º , em vez da de 70º do modelo anterior. Isto permitiu diminuir 27mm ao modelo existente. Outra novidade é o desenho de componentes interiores mais centrais de modo a minimizar a largura do motor. Apesar de os cilindros serem 18% mais largos que os anteriores, o novo modelo tem aproximadamente a mesma largura do precedente e, a sua altura é apenas 65 mm mais alta. A admissão de ar foi melhorada pelo aumento do volume das entradas de ar revestidas a alumínio, com o dobro do volume do modelo anterior. Fazendo a admissão de imensa massa de ar, esta nova caixa de admissão de ar maximiza a performance do motor com ganhos acrescidos aliada ao novo sistema electrónico YCC – I.

Pistons forjados a alumínio

Outro exemplo de como toda a tecnologia foi aplicada a esta máquina são os novos pistons forjados a alumínio

Bielas fracturadas

As bielas fracturadas, para um aperto como de uma única peça se tratasse, foram usadas pela primeira vez em 2004 na YZF R-1 agora aplicadas na nova VMAX para melhorar a imensa potência e binário do novo motor V4 de 1.679cc.

YCC-I - Controlo Electrónico Yamaha de admissão de ar

A nova VMAX vem equipada com o sistema YCC-I, controlo electrónico do comprimento dos colectores de admissão para um maior aproveitamento da massiva potência e binário excepcional.

Quando as rotações do motor atingirem os 6650 rpm, o servo motor controlado electrónicamente, ajusta os colectores de admissão, ajustando a sua medida para apenas 54mm, o que permite ao motor entregar ainda mais potência desde a média rotação até ao su limite.

Injecção de combustível e sistema YCC-T – Sistema electrónico de controlo do acelerador

Mais um avanço tecnológico verificado na nova VMAX é o sistema YCC-T - Sistema electrónico de controlo do acelerador, muito usado nas superdesportivas.

O sistema YCC-T permite aproveitar todas as capacidade do massivo motor da VMAX, para uma resposta ao acelerador rápida e limpa.

Estilo agressivo em alumínio das entradas de ar e filtro do ar de grande capacidade

Estilo agressivo das entradas de ar em alumínio, montadas em ambos os lados, conferem a esta máquina um perfil musculado. O filtro de ar de grande capacidade foi desenhado para maximizar a performance e complementar o sistema YCC-I.

Sistema de escape 4-1-2-4 com mufflers curtos em titânio

A nova VMAX vem equipada com um novo sistema de escape 4-1-2-4, com mufflers curtos em titânio.

Um sensor 02 (sensor Lambda) detecta os níveis de oxigénio no sistema de escape


Radiador de 2 peças

A nova VMAX beneficia de um sofisticado sistema de refrigeração que consiste em dois radiadores, um para líquido, e outro para o óleo. O radiador de 2 peças é composto por uma secção no topo em curva, o que permite ao motor posicionar-se mais perto da roda da frente.

Para atingir a máxima eficiência ao nível da refrigeração, a parte inferior é de design convencional permitindo que o massivo motor V4 seja visto em toda a sua glória.

E para garantir a estabilidade da temperatura do óleo para uma performance ainda mais consistente, o motor de 1679cc vem equipado radiador para óleo.

Novo quadro de baixo perfil em alumínio

O conceito que levou à concepção de um novo e massivo motor, foi aplicado à concepção do novo quadro em alumínio. O desenho de alta tecnologia proporciona níveis de manobrabilidade excepcionais, permitindo-lhe optimizar o elevado potencial do notável motor V4 de 1679cc

O novo quadro tipo "diamond" foi desenvolvido e fabricado usando a mais avançada tecnologia Yamaha ao nível do chassis, e a sua estrutura apesar de ser leve possui uma rigidez excepcional.

A combinação dos diferentes tipos de alumínio do quadro, cada um com um nível de rigidez adequado à posição onde se encontram no quadro, é um dos principais factores de sucesso para conseguir o balanceamento ideal da rigidez.

Disco frontal de largo diâmetro e discos de trás tipo onda

Com recurso à mais avançada tecnologia que descrevemos até agora, não irá ficar surpreendido se descubrir que o sistema de travões desenvolvido para a nova VMAX é o mais avançado tecnologiamente e com design arrojado, nunca visto antes numa moto Yamaha.

A roda da frente, dois discos de 320mm de diâmetro tipo wave, montados em pinças radiais de 6 piston para uma soberba capacidade de travagem – e para seu prazer, o cilindro principal vem equipado com uma bomba radial.

E para uma paragem segura e confiante, a nova VMAX vem equipada com um disco na roda traseira tipo wave de 298mm.

Sistema ABS de controlo linear

A VMAX vem equipada com um novo sistema ABS hidráulico de controlo linear, que foi desenvolvido para melhorar capacidade de travagem nas mais variadas situações. O sistema hidráulico é activado por um válvula solenoide linear que previne que a roda bloqueie durante a travagem.

O inovador e compacto sistema de ABS combina o mecanismo do ECU e do sistema hidráulico numa única unidade que está situada por baixo do assento.

Mantendo as dimensões do sistema ao mínimo, nem a estética ou peso da máquina são comprometidos, e o posicionamento da unidade garante que a massa está central para uma manobrabilidade neutral.

18'' Roda da frente e de trás

Para uma capacidade natural de manobrabilidade a VMAX vem equipada com rodas de 18'' na frente e atrás, com pneus especialmente desenvolvidos para oferecer excelente aderência e absorção de choques. Com um pneu de 120/70-R18 na frente e um massivo pneu de 200/50-R18 atrás, este motociclo fora de série está preparado para fazer história de novo.

Painel de instrumentos multi-funções montado do depósito

Montado no topo do depósito encontramos o painel multi-funções Orgânico Electro-Luminescente “OEL”, que disponibiliza uma vasta gama de informação através do seu display de 256x64. O novo desenho do painel OEL proporciona informação de fácil visualização, e as suas funções inclui odómetro, conta-kms, relógio, indicador de combustível, indicador temperatura, posição caixa de velocidades, temperatura do motor,...

Toda a informação apenas ao alcance de um botão!

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