


Ja devo ter falado da Yamaha MT-03 em outro post passado. Tem problema não, o sítio é meu e eu faço o quero. Acontece que hoje a noite fui para o lançamento da MT-03 em uma concessionária Yamaha aqui em Fortaleza. Confesso que achei a filhotinha da MT-01, bem legal. A palavra que talvez melhor expresse a mesma seria minimalismo. A dita cuja tem tudo certo no lugar, sem exageros, o que é preciso para a sua proposta, \street fighter/ , ou seja, uma moto - farol a farol.
Tive a oportunidade de "dar uma volta no quarteirão" e achei a mesma bem maneira, esperta, sem ser uma monstruosidade como a mãe, bonita sem chamar a atenção demais, e tem um charme a mais , seja pelos seus dois escapes saindo por trás, seja pelo banco costurado, mas sobretudo e principalmente pelo amortecer na lateral da moto, fechando a definição minimalista da moto, ela é o que é sem imitações, como voçês podem ver a foto tirada por mim aí em cima. A foto nã ficou muito boa, mas é porque o meu fotógrafo mais uma vez falhou, vou ver se pelo menos ele edita o video que eu fiz no celular (celular novo com maquina 3.2 megapixel justamente adquirido para a função de reporter amador - só quer se o Peter Parker - aliás ele era mesmo o homem aranha?). Continuando..... O painel, seguindo o estilo stylist do resta da moto é bem bonito e chama a atenção a noite. Parece que seu habitat é mesmo a cidade, e suas esquinas, ou melhor suas curvas, por que foi pra isso que ela foi desenvolvida.
Segundo a Yamaha, ela é Roadster Motard Yamaha MT-03, um conceito híbrido que une o design da Roadster com a agilidade da Supermotard. O resultado desta união é uma motocicleta revolucionária que proporciona sensações inéditas e excitantes que são de arrepiar. A MT-03 é um produto exclusivo e único que transmite o prazer da agilidade em curvas, a satisfação do torque do motor e uma posição de pilotagem perfeita para apreciar a paisagem e sentir o vento no rosto. De forte personalidade a MT-03 chama a atenção de imediato e surpreende em todos os detalhes. O estilo marcante se completa pelos pequenos detalhes como o arrojado farol de lente única, o painel digital, o amortecedor lateral, entre outros. O conjunto de escape percorre a lateral do motor de forma harmoniosa finalizando em duas ponteiras, não sem antes passar pelo catalisador. O som proveniente dessas ponteiras é ritmado como a batida do coração ou como os grandes tambores Taiko, japoneses. O amortecedor posicionado de forma horizontal, exposto acima do motor, faz uma ligação entre a balança de alumínio e o chassi tipo Diamond em aço. Além de gerar um visual moderno e inovador, essa configuração oferece uma ciclística avançada, ainda em conjunto com garfo telescópico com a assinatura da marca Paioli e 130 mm de curso na dianteira. O painel é de fácil leitura e conta com conta-giros analógico com ponteiro iluminado e um LCD com informações sobre velocidade e hodômetros parcial e total. As indicações como, reserva do tanque de combustível, luzes espias, temperatura do motor, lanterna e farol alto, ficam na parte superior dos números digitais. A ciclística da Yamaha MT-03 é equilibrada e ágil o entreeixos da Yamaha MT-03 de 1.420 mm (8 cm mais curto que o da XT 660R), e a distância do solo, apenas 200 mm, oferecem um centro de gravidade excepcional, além da distribuição equilibrada de peso, 52% à frente e 48% atrás. A esportividade de tocada e o estilo da Yamaha MT-03 fica reforçado com as rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus esportivos de 120/70 e 160/60. O motor, quatro tempos, monocilíndrico OHC de exatos 660 cc, tem arrefecimento líquido e é equipado com um Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica. Trata-se de um propulsor leve e compacto. Ele é capaz de gerar 5,73 kgf.m de torque a 5.500 rpm e atingir a potência máxima de 48 cv a 6.250 rpm - e por se tratar do mesmo que equipa a XT 660R nacional possibilita a produção da MT-03 no Brasil. Dois discos flutuantes com 298 mm de diâmetro e um disco de 245 mm na traseira asseguram a capacidade de frenagem. A nova Yamaha MT-03 chegou a Rede de Concessionárias Autorizadas Yamaha, na cor preta. As motocicletas Yamaha têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
Especificações Técnicas
Comprimento total | 2.070 mm |
Largura total | 860 mm |
Altura total | 1.115 mm |
Altura do assento | 805 mm |
Distância entre eixos | 1.420 mm |
Altura mínima do solo | 200 mm |
Peso seco | 174,5 Kg |
Motor | 4 tempos , OHC, refrigerado a água, 4 válvulas |
Quantidade de cilindros | 1 cilindro |
Cilindrada | 660 cc |
Diâmetro x curso | 100,0 x 84,0 mm |
Taxa de compressão | 10,0:1 |
Potência | 48 cv a 6.000 rpm |
Torque | 5,95 kgf.m a 5.250 rpm |
Sistema de partida | Elétrica |
Sistema de lubrificação | Cárter seco |
Capacidade do óleo do motor | 3,4 litros |
Capacidade do tanque de combustível (reserva) | 15 litros |
Alimentação | Injeção Eletrônica Denso |
Sistema de ignição e injeção eletrônica | TCI |
Transmissão primária | Engrenagens |
Transmissão secundária | Corrente |
Embreagem | Multidisco banhado a óleo |
Câmbio | 5 velocidades, engrenamento constante |
Quadro | diamond |
Pneu dianteiro | 120/70 - 17 |
Pneu traseiro | 160/60 - 17 |
Freio dianteiro | Disco flutuante de 298 mm de diâmetro, acionamento hidráulico |
Freio traseiro | disco de 245 mm de diâmetro, acionamento hidráulico |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico, mola e óleo |
Suspensão traseira | Braço oscilante, monocross |
Curso da suspensão dianteira | 130 mm |
Curso da suspensão traseira | 120 mm |
Painel de Instrumentos | Mostrador analógico para as rotações do motor e LCD com indicações da velocidade, combustível, temperatura, hodômetro parcial e total e luzes espias |
Cores | Preta |
Lançamentos - A Yamaha, verdade seja dita, resolveu acordar para omercado brasileiro, que também adormecido, resolveu se movimentar, e taí crescento a nível animadores de 15 até 30¨%(!) ao ano. se ainda é um mercado predominantemente de 125cc, não resta dúvidas que cada vez mais a busca por outras opções, muita por motivos recreacionais, tem levado um a público cada vez mais interessados em produtos tais como o do cabeçalho deste post. E é justamente onde a Yamaha entra com produtas não tão desatulizados, mas com lançamentos importantes, como a primeira moto injetada do Brasil (XT 660), a primeira 250cc injetada, e agora a MT, que vai , se não é que já tá dando o que falar no mercado nacional. Dona Honda que se mexa ou vai começar a perder terreno!!!
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