terça-feira, 11 de março de 2008

Yamaha MT-03

A mãe
Amortecedor em local inusitado em uma moto inusitadaLado Esquerdo
Ja devo ter falado da Yamaha MT-03 em outro post passado. Tem problema não, o sítio é meu e eu faço o quero. Acontece que hoje a noite fui para o lançamento da MT-03 em uma concessionária Yamaha aqui em Fortaleza. Confesso que achei a filhotinha da MT-01, bem legal. A palavra que talvez melhor expresse a mesma seria minimalismo. A dita cuja tem tudo certo no lugar, sem exageros, o que é preciso para a sua proposta, \street fighter/ , ou seja, uma moto - farol a farol.
Tive a oportunidade de "dar uma volta no quarteirão" e achei a mesma bem maneira, esperta, sem ser uma monstruosidade como a mãe, bonita sem chamar a atenção demais, e tem um charme a mais , seja pelos seus dois escapes saindo por trás, seja pelo banco costurado, mas sobretudo e principalmente pelo amortecer na lateral da moto, fechando a definição minimalista da moto, ela é o que é sem imitações, como voçês podem ver a foto tirada por mim aí em cima. A foto nã ficou muito boa, mas é porque o meu fotógrafo mais uma vez falhou, vou ver se pelo menos ele edita o video que eu fiz no celular (celular novo com maquina 3.2 megapixel justamente adquirido para a função de reporter amador - só quer se o Peter Parker - aliás ele era mesmo o homem aranha?). Continuando..... O painel, seguindo o estilo stylist do resta da moto é bem bonito e chama a atenção a noite. Parece que seu habitat é mesmo a cidade, e suas esquinas, ou melhor suas curvas, por que foi pra isso que ela foi desenvolvida.
Segundo a Yamaha, ela é Roadster Motard Yamaha MT-03, um conceito híbrido que une o design da Roadster com a agilidade da Supermotard. O resultado desta união é uma motocicleta revolucionária que proporciona sensações inéditas e excitantes que são de arrepiar. A MT-03 é um produto exclusivo e único que transmite o prazer da agilidade em curvas, a satisfação do torque do motor e uma posição de pilotagem perfeita para apreciar a paisagem e sentir o vento no rosto. De forte personalidade a MT-03 chama a atenção de imediato e surpreende em todos os detalhes. O estilo marcante se completa pelos pequenos detalhes como o arrojado farol de lente única, o painel digital, o amortecedor lateral, entre outros. O conjunto de escape percorre a lateral do motor de forma harmoniosa finalizando em duas ponteiras, não sem antes passar pelo catalisador. O som proveniente dessas ponteiras é ritmado como a batida do coração ou como os grandes tambores Taiko, japoneses. O amortecedor posicionado de forma horizontal, exposto acima do motor, faz uma ligação entre a balança de alumínio e o chassi tipo Diamond em aço. Além de gerar um visual moderno e inovador, essa configuração oferece uma ciclística avançada, ainda em conjunto com garfo telescópico com a assinatura da marca Paioli e 130 mm de curso na dianteira. O painel é de fácil leitura e conta com conta-giros analógico com ponteiro iluminado e um LCD com informações sobre velocidade e hodômetros parcial e total. As indicações como, reserva do tanque de combustível, luzes espias, temperatura do motor, lanterna e farol alto, ficam na parte superior dos números digitais. A ciclística da Yamaha MT-03 é equilibrada e ágil o entreeixos da Yamaha MT-03 de 1.420 mm (8 cm mais curto que o da XT 660R), e a distância do solo, apenas 200 mm, oferecem um centro de gravidade excepcional, além da distribuição equilibrada de peso, 52% à frente e 48% atrás. A esportividade de tocada e o estilo da Yamaha MT-03 fica reforçado com as rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus esportivos de 120/70 e 160/60. O motor, quatro tempos, monocilíndrico OHC de exatos 660 cc, tem arrefecimento líquido e é equipado com um Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica. Trata-se de um propulsor leve e compacto. Ele é capaz de gerar 5,73 kgf.m de torque a 5.500 rpm e atingir a potência máxima de 48 cv a 6.250 rpm - e por se tratar do mesmo que equipa a XT 660R nacional possibilita a produção da MT-03 no Brasil. Dois discos flutuantes com 298 mm de diâmetro e um disco de 245 mm na traseira asseguram a capacidade de frenagem. A nova Yamaha MT-03 chegou a Rede de Concessionárias Autorizadas Yamaha, na cor preta. As motocicletas Yamaha têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
Especificações Técnicas
Comprimento total 2.070 mm
Largura total 860 mm
Altura total 1.115 mm
Altura do assento 805 mm
Distância entre eixos 1.420 mm
Altura mínima do solo 200 mm
Peso seco 174,5 Kg
Motor 4 tempos , OHC, refrigerado a água, 4 válvulas
Quantidade de cilindros 1 cilindro
Cilindrada 660 cc
Diâmetro x curso 100,0 x 84,0 mm
Taxa de compressão 10,0:1
Potência 48 cv a 6.000 rpm
Torque 5,95 kgf.m a 5.250 rpm
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter seco
Capacidade do óleo do motor 3,4 litros
Capacidade do tanque de combustível (reserva) 15 litros
Alimentação Injeção Eletrônica Denso
Sistema de ignição e injeção eletrônica TCI
Transmissão primária Engrenagens
Transmissão secundária Corrente
Embreagem Multidisco banhado a óleo
Câmbio 5 velocidades, engrenamento constante
Quadro diamond
Pneu dianteiro 120/70 - 17
Pneu traseiro 160/60 - 17
Freio dianteiro Disco flutuante de 298 mm de diâmetro, acionamento hidráulico
Freio traseiro disco de 245 mm de diâmetro, acionamento hidráulico
Suspensão dianteira Garfo telescópico, mola e óleo
Suspensão traseira Braço oscilante, monocross
Curso da suspensão dianteira 130 mm
Curso da suspensão traseira 120 mm
Painel de Instrumentos Mostrador analógico para as rotações do motor e LCD com indicações da velocidade, combustível, temperatura, hodômetro parcial e total e luzes espias
Cores Preta

Lançamentos - A Yamaha, verdade seja dita, resolveu acordar para omercado brasileiro, que também adormecido, resolveu se movimentar, e taí crescento a nível animadores de 15 até 30¨%(!) ao ano. se ainda é um mercado predominantemente de 125cc, não resta dúvidas que cada vez mais a busca por outras opções, muita por motivos recreacionais, tem levado um a público cada vez mais interessados em produtos tais como o do cabeçalho deste post. E é justamente onde a Yamaha entra com produtas não tão desatulizados, mas com lançamentos importantes, como a primeira moto injetada do Brasil (XT 660), a primeira 250cc injetada, e agora a MT, que vai , se não é que já tá dando o que falar no mercado nacional. Dona Honda que se mexa ou vai começar a perder terreno!!!

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