

xTzona !
Pelo relato de fóruns, deve ser mesmo um Tzão pilotar essa máquina.
A História:
O nome XT, pelo que pude pesquisar na internet, se refere a "X" - de cross e "T" de trail - não, não é de Tzão mesmo não!! :). Então seu nome já evidencia seu pedigree de uma moto trail, ou seja , estradeira com características off-road, ou seja, igual a mim, topa tudo, HE HE
Seu lançamento remete ainda ao 21º Tokyo Motor show em 1975, quando a Yamaha lançõu a XT 500, como continuação de uma série de lançamentos iniciados com a DT em 1968. Foi o primeiro moncilíndrico com 4 válvulas da Yamaha, num tempo onde os bicilíndricos reinavam, pois eram considerados rudes, com muita vibração, desconfortáveis portanto.
O projeto foi iniciado com o propósito de ser leve, compacto e altamente durável e por que não, bonito. o chassis foi desenhado para poder suportar tanto as vibrações do motor quanto a sobrecarda off-road que a característica da moto demandava. Era a filosofia um yen, uma grama, melhor dizendo, valia cada centavo.Nascia então uma moto bem leve, que já nos dois primeiros Paris-Dakar ganhou os dois primeiros lugares, em 1979, nascia o mito a Yamaha Ténéré . Só em 1988 a Yamaha XT500 se transformou em XT600 Tenere.
O projeto foi iniciado com o propósito de ser leve, compacto e altamente durável e por que não, bonito. o chassis foi desenhado para poder suportar tanto as vibrações do motor quanto a sobrecarda off-road que a característica da moto demandava. Era a filosofia um yen, uma grama, melhor dizendo, valia cada centavo.Nascia então uma moto bem leve, que já nos dois primeiros Paris-Dakar ganhou os dois primeiros lugares, em 1979, nascia o mito a Yamaha Ténéré . Só em 1988 a Yamaha XT500 se transformou em XT600 Tenere.
A XT 660 R
A XT 660R inaugurou a injeção eletrônica em motos nacionais e trouxe tecnologia para as motos de uso misto. Suas principais características são: motor de 660cc, um cilindro, quatro válvulas (SOHC), refrigerado a líquido, que desenvolve 48 cv a 6.000 rpm. É um motor vigoroso, de respostas rápidas desde as mais baixas rotações e um tanto “áspero”, que emite boa dose de vibração, sobretudo na descida de giro. Tem um torque astrondoso, comparada por uitos a um trator. As suspensões da XT 660 são extremamente macias e competentes. seus freis são a disco da prestigioada marca italana Brembo, bem como os seus aros são de alumínio, também italiano (acho que por isso de seu preço um pouco salgado). aliás, esses pra mim, são seus dois pontos negativos, o preço, em torno de 25.000 reais e sua autonomia.
Características técnicas:
Comprimento total: 2.240 mm
Largura total: 845 mm
Altura total: 1.230 mm
Altura do assento: 865 mm
Distância entre eixos: 1.505 mm
Altura mínima do solo: 210 mm
Peso seco: 165 Kg
Raio mínimo de giro: 2,40 m
Motor: 4 tempos, SOHC, refrigeração líquida, 4 válvulasQuantidade de cilindros: 1 cilindro Cilindrada usual : 660 cc
Diâmetro x curso: 100,0 x 84,0 mm
Taxa de compressão: 10,0:1
Potência máxima: 48 cv a 6.000 rpm
Torque máximo: 5,95 kgf.m a 5.250 RPM
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de lubrificação: Cárter seco
Capacidade do óleo do motor: 2,90 litro
Capacidade do tanque de combustível (reserva): 15 litros
Alimentação: Injeção Eletrônica
Sistema de ignição: ECU Bateria: 12 V x 8 Ah, selada
Transmissão primária: Engrenagens
Transmissão secundária: Corrente
Embreagem: Multidisco banhado a óleo
Câmbio: 5 velocidades, engrenamento constante
Quadro: Diamond
Ângulo de cáster: 27,25º
Trail: 107 mm
Pneu dianteiro: 90/90-21 M/C 54 S
Pneu traseiro: 130/80-17 M/C 65 S
Freio dianteiro: Disco tipo flutuante de 298 mm de diâmetro, acionamento hidráulico.
Freio traseiro: Disco de 245 mm de diâmetro, acionamento hidráulico.
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, mola e óleo.
Suspensão traseira: Braço oscilante, monocross
Curso da suspensão dianteira: 225 mm
Curso da suspensão traseira: 200 mm
Painel de Instrumentos: Velocímetro, hodômetro total, hodômetro parcial e relógio; indicador de: sistema de imobilização, temperatura do motor, nível de combustível baixo, farol alto, pisca, pisca alerta, neutro.
Cores: Azul e preta
Nenhum comentário:
Postar um comentário