quarta-feira, 2 de abril de 2008

Suzuki GSF 650 F






Suzuki GSF 650 F
Essa mocinha aí pode ser considerada um pequena soprt tourer. Pra nós, brasileiros, ela pode até ser consederada média-grande, mais por aí afora, além mar, ela é a moto ideal para iniciantes! Diversão garantida, ela possui motor 4 cilindros injetado , refrigerado a água. Sua principal característica é sua polivalência, ela é meio super sport, meio touring, muito confortável, ideal para andar com garupa, sendo sua a substituta natural da ultrapassada gsf 750 f - "a monica!".


Tendo por base a sua naked utilitária de média cilindrada, a Bandit 650, a Suzuki acaba de lançar na Europa, uma moto muito prática para uma utilização diária mas com uma imagem bem esportiva. Num olhar distraído este modelo passa sem muita dificuldade por uma unidade da família GSX-R, mas na verdade é uma moto bem mais acessível e com maneabilidade bem superior para o uso no dia a dia .Esteticamente este modelo consegue ser agradável, bastante longe de algumas tentativas que a marca já encetou na tentativa de dotar de carenagem modelos despidos, como as próprias Bandits, que na minha opinião ficam bem feinhas vestidas, sendo melhor nuas, diferentemente das FZ6 que vão bem nua ou vestida. A frente é marcada pela dupla óptica triangular, com dois espelhos sobrepostos e duas luzes de presença.




No que respeita à técnica, este modelo utiliza a base mecânica desenvolvida para a mais recente geração refrigerada por líquido das Bandit´s, um motor de quatro cilindros de 656 cc e injecção de combustível, com aproximadamente 85cv ( a marca não divulga a potencia de suas motocas). A caixa é de seis velocidades, suave e precisa como é normal nesta marca, e a embreagem é de comando hidráulico. No que respeita à ciclística, este modelo aposta numa estrutura simples mas eficaz, que ajuda a conter o custo final da moto. As suspensões funcionam correctamente e dão-nos um bom tacto de condução, no entanto, respondem de forma seca a irregularidades do piso mais salientes. Na travagem a GSX 650 F conta com dois amplos discos de 310 mm na frente, mordidos por pinças de quatro pistões. Estes respondem de forma suave, sendo muito fáceis de explorar por condutores menos experiente. Além disso, possuem a potência necessária para as situações mais exigentes, embora sem a mordacidade de uma desportiva. O painel de instrumentos tem inspiração desportiva que lhe deu origem. Este possui um conta-giros de fundo branco e grandes dimensões com indicador luminoso de rotação. Destaca-se ainda o indicador de marcha engrenada e, ao lado, um mostrador digital, apresenta todas as restantes informações. Mas o espírito desportivo desaparece assim que iniciamos a marcha e nos apercebemos de quão confortável é a posição de condução. O guidão é alto e com a largura correta, e os pés encontram as pedaleiras sem obrigar a que se flexione muito as pernas. O conforto está assim garantido, ainda que o assento possua uma espuma firme, compensada por um desenho bastante anatómico e que garante uma boa área de apoio. O motor tem um funcionamento muito suave e silencioso, quase não se ouvindo. Dá ideia de ser eléctrico. A sua resposta acompanha esta sensação, sendo sempre constante ao longo de todas as rotações, não se negando a responder, mesmo que se esteja numa rotação baixa. Estas características fazem da GSX 650 F numa excelente companheira para uma utilização citadina. A sua posição direita dá-nos uma visão privilegiada do que se passa à nossa volta, o guiador garante um bom domínio da direcção e o conforto permite circular sem sacrifícios. Parada, nota-se um pouco o peso que o modelo tem, algo elevado, mas em marcha este desaparece, dando lugar a uma moto bastante ágil.




Em estrada esta agilidade dá à GSX 650 F um comportamento muito divertido, permitindo negociar zonas sinuosas com uma ampla dose de divertimento. É claro que não permite uma utilização muito extremada, mas bem levada permite não passarmos vergonha frente a uma desportiva de cilindrada igual. Tem a grande vantagem de permitir que o façamos em muito maior conforto e durante mais tempo, graças ao depósito de combustível, um pouco maior que o das «supersport». O motor comporta-se muito bem, respondendo de forma intensa desde médias rotações e aceita sem problemas que se façam alguns momentos em sobre-regime. Contudo, oferece mais se o mantivermos na faixa entre as 5000 e as 10000 rpm. Isto leva-nos até à auto-estrada, onde as reais vantagens da carenagem vêm ao de cima. A protecção que oferecem é boa, embora seja necessário assumir uma posição ligeiramente curvada para se tirar total partido das mesmas. Aqui apenas notamos uma ligeira vibração do motor, que surge à velocidade de cruzeiro. Sente-se, mas não chega a incomodar. Mas uma das grandes vantagens da GSX 650 F face a uma desportiva é o conforto que proporciona ao passageiro. Este, com o amplo assento, boa pega e posição relativamente direita, não tem muito por onde se queixar em tiradas mais longas. É uma moto que permite realizar viagens a dois sem grandes sacrifícios.




Conclusão - Colocada dentro da gama «Bandit», a GSX 650 F não faz muito sentido, já que pouco mais oferece que a GSF 650 S, a versão semicarenada. Mas temos de olhar para este modelo como uma forma prática e acessível de ter a imagem de uma desportiva sem os seus inconvenientes. Oferece todos os aspectos práticos da conhecida linha de utilitárias, mas com uma imagem mais moderna, activa e radical, passando facilmente por um elemento da família GSX-R. Acaba por ser uma moto muito prática e eficaz em vários terrenos.




Se ela vai ser comercializada aqui no Brasil, seja fabricação nacional ou imoirtada, perguntem ao J. Toledo!!!




Especificações do sítio da Suzuki Global
Engine Type 4-stroke, 4-cylinder, liquid-cooled, DOHC
Bore x Stroke 65.5 mm x 48.7 mm
Engine Displacement 656 cm3 (cc)
Compression Ratio 11.5 : 1
Carburetion Fuel Injection 36 mm
Oil capacity (overhaul) 3.7 L (1.0 US gal.)
Ignition Fully transistorized
Starter System Electric
Lubrication System Wet sump
Transmission 6-speed constant mesh
Primary Drive Ratio 1.700 (85/50)
Final Drive Ratio 3.200 (48/15)
Frame Type Double-cradle (high-tensil steel)
Rake / Trail 26 degrees / 108 mm (4.3 in.)
Suspension


Front
41mm telescopic forks, coil spring, oil damped, adjustable spring preload
Rear
Swingarm, link type, coil-spring, oil damped, adjustable spring preload and rebound damping
Wheels
Front 17 M/C x MT3.50, cast-aluminum-alloy
Rear 17 M/C x MT5.00, cast-aluminum-alloy
Brakes
Front Disc, twin
Rear Disc
Tires
Front 120/70ZR17M/C (58W), tubeless
Rear 160/60ZR17M/C (69W), tubeless
Fuel Tank Capacity 19.0 L (5.0 US gal.)
Overall Length 2,130 mm (83.9 in.)
Overall Width 760 mm (29.9 in.)
Overall Height 1,225 mm (48.2 in.)
Wheelbase 1,470 mm (57.9 in.)
Ground Clearance 125mm (4.9 in.)
Seat Height 770 mm (30.3 in.)
Dry Weight 216 kg (476 lbs.)

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